Nazaré – ISRAEL
Nazaré é a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel. Também funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local. No Novo Testamento a cidade é descrita como local de nascimento de Maria, mãe de Jesus e onde o mesmo passou sua infância e por este motivo é um centro de peregrinação cristã com muitos santuários celebrando as associações bíblicas. De acordo com o Novo Testamento, Nazaré era a terra natal de José e Maria, e o local da Anunciação, quando Maria foi informada pelo anjo Gabriel que teria Jesus como seu filho. Nazaré é também o local onde Jesus passou parte de sua vida, desde quando voltou do Egito em algum ponto de sua infância até os seus 30 anos. Em Nazaré esta a Basílica da Anunciação que é a maior do Oriente Médio. De tradição católica apostólica romana, ela assinala o lugar exato onde o arcanjo Gabriel anunciou o nascimento vindouro de Jesus à Virgem Maria (Lucas 1:26-31).
Cafarnaum – ISRAEL
Cafarnaum é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim. Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima. Atribui-se a Jesus a realização de milagres em Cafarnaum (o servo do centurião, a sogra de Pedro, um exorcismo ao pôr-do-sol e outro na sinagoga, a cura de um paralítico e do filho de um oficial) e aí ensinou frequentemente (cf. João 6:24-71; Marcos 9:33-50). Na verdade, ficou conhecida como o seu quartel-general durante seu ministério na Galileia e foi chamada a sua cidade, pelo fato de aí ter fixado residência (Mateus 9:1; cf. Marcos 2:1). Em 29 de junho de 1990 foi dedicado o moderno Memorial de São Pedro, construído sobre as ruínas da casa e a basílica bizantina. É uma igreja octogonal suportada por grandes pilares que a separam do solo: isso permite aos peregrinos observar os vestígios arqueológicos tanto do exterior do templo, passando por baixo, como do interior, através de um óculo quadrangular aberto no centro da nave.
Tabga – ISRAEL
Localizada nos pés do Monte das Bem-aventuranças, quem visita Tabgha pode ver a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, a Igreja do Primado de São Pedro e a piscina probática. Este é o lugar onde se considera que ocorreram o milagre da multiplicação dos pães e peixes e a aparição de Jesus depois da ressureição(Mateus 14, 14-21 ; Mateus 16, 18-19; Marcos 6, 34-44; João 21, 15-19). Uma antiga igreja bizantina foi descoberta em 1932 e reconstruída em 1982 como a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes. Também foram descobertos mosaicos, inclusive com vistas das terras alagadas, de pássaros aquáticos e de um cesto com pães e dois peixes.
Bem Aventuranças
O Monte das Bem-Aventuranças (ou Monte das Beatitudes), está situado entre as cidades de Tabgha e Cafarnaum. Segundo a tradição cristã, foi o local em que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha e um dos locais escolhidos por Ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.
Atualmente o local abriga belos jardins e a pequena igreja construída em 1938. Este santuário fica numa posição mais elevada para possibilitar a vista panorâmica do lago. O formato da igreja é muito especial: octogonal, com uma cúpula escura, rodeada por um amplo pórtico, e o interior é simples. O destaque fica para os belos mosaicos no piso e no exterior que representam justiça, fortaleza, temperança, prudência, fé, esperança e caridade.
Rio Jordão – ISRAEL
O rio Jordão é um curso de água de grande importância religiosa que se situa em Israel, formando o talvegue do Vale do Jordão, a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio desagua no mar Morto.
O rio Jordão foi cenário para diversas histórias da narrativa bíblica. Segundo a narrativa bíblica, o povo de Israel atravessou o rio a seco segundo o Livro de Josué (cap.3)(vs.17), da Bíblia Hebraica. Também foi atravessado a seco pelos profetas Elias e Eliseu. Por intermédio de Eliseu, segundo a Bíblia Hebraica, houve dois milagres no Jordão: a cura de Naamã por ter mergulhado sete vezes no rio; e fez flutuar o ferro de um machado.(II Reis 5:14 II Reis 6:6). De acordo com os Evangelhos, João Batista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi batizado e não terá sido longe daí que decorreu o período das suas tentações. Atualmente o rio Jordão é uma das maiores fontes de água de Israel, Cisjordânia e Jordânia.
Mar da Galiléia
O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto. Os evangelhos de Marcos (Marcos 1:14-20) e Mateus (Mateus 4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago. Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros.
Caná da Galiléia
A aldeia árabe de Kafr Kanna, na Baixa Galileia, é identificada na tradição cristã como Caná da Galileia. Segundo a tradição, este é o local onde Jesus realizou o milagre do vinho, quando Ele assistiu ao casamento de um casal pobre, e transformou água em vinho. O local mais importante da vila é a igreja católica, construída em 1879, no local tradicional do milagre do vinho. Ao lado desta igreja está a igreja greco-ortodoxa de São Jorge, construída em 1886, abrigando duas talhas de pedra que os seguidores greco-ortodoxos acreditam que sejam os jarros em que Jesus realizou o milagre do vinho. Inspirada pelo milagre do vinho, desenvolveu-se uma tradição de realizar casamentos neste local, bem como renovar os votos do casamento para fortalecer a união, e os visitantes costumam vir até aqui para comprar vinho. A rua das igrejas, no centro da aldeia, foi reformada, e um passeio foi construído para ligar os centros religiosos. Pequenas praças foram construídas ao longo do passeio com locais de descanso, e as fachadas e pátios dos edifícios receberam novos e atraentes acabamentos. A infraestrutura foi construída ao longo do passeio para instalações comerciais e hotéis, assim os visitantes poderão combinar o conforto do turismo moderno com a sua experiência religiosa.
Monte das Oliveiras
O Monte das Oliveiras é um monte situado a leste da Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel, pertencente a uma cadeia de colinas com três picos, dispostos de norte a sul, dos quais o mais alto, at-Tur, se eleva a 818 metros.
Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos.
Muro das Lamentações
O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no monte do Templo.
Trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes, erguido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. É a parte que restou de um muro de arrimo que servia de sustentação para uma das paredes do edifício principal e que em sí mesmo, não integrava o Templo que foi destruído pelo general Tito, que depois se tornaria imperador romano, no ano de 70. Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito.
Belém – ISRAEL
Belém ("Casa do Pão") é uma cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia. É a capital da província de Belém, no Estado da Palestina e um centro de cultura e turismo no país. Localiza-se a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém, a uma altitude de 765 metros acima do nível do mar. Belém é para os cristãos, o local onde nasceu Jesus de Nazaré. A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, embora seu tamanho tenha se reduzido nos últimos anos, devido à emigração. A cidade também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel.
Ein Karem – ISRAEL
Ein Kerem é um bairro em Jerusalém Ocidental, atual Israel. É o local onde João Batista nasceu e passava a sua infância. Um lugar importante deste bairro é a nascente de Maria que passou três meses com a sua prima Isabel e Zacarias.
Jericó – PALESTINA
Jericó é uma cidade palestina, situada na Cisjordânia, às margens do rio Jordão, encrustada na parte inferior da costa que conduz à serra de Judá, a uns 8 quilômetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto (a cerca de 270 m abaixo do nível do mar, a cidade de menor altitude do planeta Terra) e aproximadamente a 27 km de Jerusalém. É citada na bíblia Judaica e cristã como uma importante cidade no vale do Jordão, na costa ocidental do rio Jordão.
Descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", abundantes campos ao redor de Jericó tem feito dela um sítio atrativo para habitação humana por milhares de anos. Ela é conhecida na Tradição judaico-cristã como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.
É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10 000 anos.
Mar Morto
O mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio. O Mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Na média, os oceanos não têm mais do que 3 g por 100 ml de água, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.
Igreja de Sant’Ana
A Igreja de Santa Ana é uma igreja católica romana, localizada no início da Via Dolorosa, perto das igrejas da Flagelação e Condenação, no bairro muçulmano da Cidade Velha de Jerusalém. A atual igreja, erguida perto das ruínas de uma basílica bizantina, e sobre o local de uma gruta acreditada pelos cruzados como sendo o local de nascimento de Maria, e casa dos seus pais Ana e Joaquim, foi concluída em 1138 por Arda, a viúva de Balduíno I, o primeiro intitulado rei de Jerusalém. Atualmente Santa Ana pertence ao governo francês e é administrado pelos Padres Brancos, uma ordem da Igreja Católica chamado pela cor de suas vestes.
Santo Sepulcro
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde conforme (João 19:41-42), Jesus foi crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, teria ressuscitado. Administrada e repartida entre as igrejas Católica Romana, Católica Ortodoxa, Armena, Ortodoxa Copta, Ortodoxa Siríaca e a Igreja Ortodoxa Etíope, constitui um dos locais mais sagrados da cristandade.