Paris
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França. Desde o século XVII, Paris é um dos principais centros de finanças, diplomacia, comércio, moda, ciência e artes da Europa. A cidade de Paris é o centro e sede de governo da região administrativa de Ilha de França.
Abrangendo numerosos monumentos e por conta de seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma importante cidade na história do mundo. Sua posição numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais no coração de uma rica região agrícola a tornou uma das principais cidades francesas ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Ao longo do século XII, se tornou um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. A importância econômica e política de Paris foi reforçada quando os Reis de França e a corte fixaram-se na cidade. Assim, Paris se converteu em uma das mais importantes cidades de todo o mundo ocidental, na capital da maior potência política europeia (século XVII), no centro cultural da Europa (século XVIII) e na capital da arte e do lazer (século XIX).
Lisieux
Lisieux é o segundo maior local de peregrinação da França. Foi ali que cresceu e viveu a cativante Santa Teresinha do Menino Jesus, a menininha do Carmelo. E é a devoção por essa santa muito querida pelos católicos que atrai, todos os anos, uma multidão para conhecer a Basílica de Santa Teresinha em Lisieux na França.
A curiosidade pela vida da santa francesa faz as pessoas visitarem sua casa, o antigo Carmelo e a catedral que Teresinha frequentava na sua breve passagem na terra. Mas de todos os pontos de interesse em Lisieux que se relacionam com a vida da santa, a Basílica construída em sua devoção é o mais impressionante de todos.
Chartres
Chartres é uma cidade francesa na região administrativa do Centro, no departamento Eure-et-Loir. O monumento mais importante e mais visitado de Chartres é a Catedral de Chartres. A catedral gótica de Chartres é uma das construções mais famosas , belas e representativas da França. O sucesso arquitetônico da catedral de Chartres prestou-se a todo tipo de imitações. O estilo gótico que corporificava tornou-se o modelo internacional até o século XV. As catedrais góticas foram construídas por toda a Europa, desde Upsala até Famagusta, passando pelo norte da Itália, Renânia, Boêmia e Hungria.
Nevers
Nevers é uma cidade francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento Nièvre. Nevers fica a 260 km ao sul-sudeste de Paris. Estreitas vielas recurvadas saem do cais atravessando a cidade e dispõem de inúmeras casas antigas dos séculos XIV ao XVII. Em Nevers encontra-se o Convento de Saint-Gildard, o qual foi escolhido pela menina que assistiu às aparições de Nossa Senhora em Lourdes para seguir a sua vida religiosa. É um ponto obrigatório na visita à cidade, tendo em conta que Santa Bernadette Soubirous ainda pode ser vista, numa urna de ouro e cristal, dado o seu corpo encontrar-se incorrupto.
Dijon
Dijon é famosa mundialmente por sua mostarda, é uma das paradas obrigatórias para quem faz a rota dos Grand Crus da Borgonha, na França. Situada mais ao norte, Dijon é a maior cidade, sendo a capital do departamento da Côte D’Or e da Borgonha como um todo. A cidade conserva importantes obras de arte. Depois de Paris, é um dos centros culturais mais importantes do país. Existem na cidade as igrejas de Saint Philibert, de estilo românico, Notre Dame (do século XIII), uma das obras mais importantes do estilo gótico, a igreja de Saint Michel (renascentista), e a catedral de Saint Bénigne (séculos XVIII e XIV), cuja cripta é do século XI. Entre as inumeráveis casas e edifícios de caráter civil que se conservam, destacam o Palácio de Justiça e o palácio dos duques de Borgonha, atualmente Prefeitura e museu de Belas Artes.
Paray le Monial
Paray-le-Monial é uma cidade francesa na região administrativa de Borgonha-Franco-Condado, no departamento Saône-et-Loire. Esta localidade tornou-se num importante centro de peregrinação cristã devido às famosas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria de Alacoque, uma freira da Ordem da Visitação de Santa Maria. Em torno do mosteiro onde viveu a religiosa ergue-se, hoje em dia, uma imponente Basílica dedicada ao culto do Sagrado Coração de Jesus.
Ars
Ars-sur-Formans é uma cidade francesa na região administrativa de Auvérnia-Ródano-Alpes, no departamento de Ain, situada ao norte de Lyon.Ars é conhecida mundialmente por ser a cidade em que São João Maria Batista Vianney exerceu seu ministério (tornando-se assim, em sua época um grande centro e pólo espiritual da Europa), durante toda a sua vida sacerdotal. Recebeu milhões de pessoas, entre elas cardeais, bispos e padres, para lhes atender confissões e orientar espiritualmente.
Lyon
Lyon é uma cidade francesa considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, Lyon tem 2 mil anos de história gravados em suas ruas (sim, são ruas de paralelepípedos). Explore essa história em Vieux Lyon (a “velha” Lyon, um dos mais extensos bairros da Renascença na Europa) e os dois anfiteatros romanos de Lyon, que ainda são palcos de shows de rock hoje em dia. Não é à toa que Lyon é uma área popular para viajantes, com sua universidade dinâmica, lojas sofisticadas, mercados antigos, festivais de teatro e música vibrantes, e uma variedade de museus interessantes, como o Museu Internacional de Fantoches e o Museu de Miniaturas e Cenários de Cinema.
La Salete
Nossa Senhora de La Salette (em francês Notre-Dame de La Salette) é a invocação dada à Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salette, departamento de Isère, na região dos Alpes franceses. De acordo com os relatos existentes, Nossa Senhora terá aparecido a 19 de setembro de 1846 a duas crianças: Maximin Giraud, com 11 anos de idade, e Mélanie Calvat, com 15 anos. A veneração a Nossa Senhora de La Salette floresceu no século XX e, assim como Nossa Senhora de Lourdes (1858), Nossa Senhora de Fátima (1917) e Nossa Senhora das Lágrimas (1930), continua a ser uma das mais famosas aparições da Virgem Maria na idade contemporânea.
Avinhão
Avinhão ou Avignon é uma cidade do sul de França que durante vários anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica. Está situada na margem esquerda do rio Ródano, no departamento de Valclusa, a cerca de 650 km a sudeste de Paris e a 80 km a noroeste de Marselha. Tem cerca de 95 000 habitantes. Era chamada Avénio durante o período romano. Desde 1995 o Centro Histórico de Avinhão, incluindo o Palais des Papes, uma das maiores e mais importantes construções da arquitetura gótica na Europa, faz parte da lista de Patrimónios Mundiais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Le Puy en Velay
A estátua vermelha dedicada a Virgem Maria, no alto do rochedo Corneille de origem vulcânica, nos indica que chegamos a Le Puy-en-Velay, no coração da França. Construída em 1860, sob o comando de Napoleão III, com o metal vindo de 213 canhões utilizados na Guerra de Crimée no século XIX, a escultura tem 16 metros de altura e pesa 110 toneladas. Lá de cima dos 757 metros da colina, é possível apreciar a vista de seus característicos telhados vermelhos. Do outro lado da cidade, está o Monte Aiguilhe, com a capela Saint Michel, século X, no topo. A Catedral Notre-Dame du Puy e o Hôtel-Dieu Saint-Jacques fazem parte da seleta lista da Unesco de Patrimônios da Humanidade. O lugar impregnado de religiosidade é mais um dos vilarejos que aparece na rota do secular caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. A confecção de peças de couro e a renda feita a mão contribuíram para sua reputação, em meio ao vai e vem de peregrinos. No Museu Crozatier, é possível conhecer a história desse rendado artesanal e descobrir sua coleção de Belas Artes.
Rocamadour
Rocamadour é uma comunidade francesa na região administrativa de Occitânia, no departamento de Lot, sudoeste da França. Fica na antiga província de Quercy. Rocamadour - "roc amator, amante das rochas" - é um ponto turístico e de peregrinação, e permite uma bela vista de um afluente do rio Dordonha. Segundo a tradição, lá viveu o eremita Zaqueu de Jericó, morto por volta de 70 d.C., que amava as rochas, tendo cavado um eremitério numa delas. Ele teria trazido para Rocamadour a estátua da Virgem Negra, que no entanto é datada do séc. IX. Depois que foram reportados muitos milagres atribuídos ao túmulo de Zaqueu e ao santuário da Virgem. A capela do santuário da Virgem, que fica num complexo de construções monásticas, é atingida por uma escada de 216 degraus, que os peregrinos ainda hoje sobem de joelhos.
Lourdes
Localizado nas margens do Rio Gave de Pau, o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes acolhe peregrinos e visitantes de todo o mundo durante o ano. Em 1858, Lourdes contava com pouco mais de 4.000 habitantes quando a Virgem apareceu para à jovem Bernadette Soubirous. Entre 11 de fevereiro de 1858 e 16 de julho do mesmo ano, serão registadas mais de 18 aparições. Rapidamente, os peregrinos afluem a Lourdes para descobrir a Gruta das Aparições e o milagre da mensagem de Lourdes.