Roma
Roma é uma cidade e uma comuna especial (chamada "Roma Capitale") da Itália. É a capital do país, da província homônima e também da região do Lácio. Com 2,8 milhões de habitantes em 1 285,3 km² de área, também é a maior cidade italiana e a quarta cidade mais populosa da União Europeia.
Tabga – ISRAEL
Localizada nos pés do Monte das Bem-aventuranças, quem visita Tabgha pode ver a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, a Igreja do Primado de São Pedro e a piscina probática. Este é o lugar onde se considera que ocorreram o milagre da multiplicação dos pães e peixes e a aparição de Jesus depois da ressureição(Mateus 14, 14-21 ; Mateus 16, 18-19; Marcos 6, 34-44; João 21, 15-19). Uma antiga igreja bizantina foi descoberta em 1932 e reconstruída em 1982 como a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes. Também foram descobertos mosaicos, inclusive com vistas das terras alagadas, de pássaros aquáticos e de um cesto com pães e dois peixes.
Santo Sepulcro
A Basílica do Santo Sepulcro é um templo cristão localizado no Bairro Cristão da Cidade Antiga de Jerusalém onde conforme (João 19:41-42), Jesus foi crucificado, sepultado e, ao terceiro dia, teria ressuscitado. Administrada e repartida entre as igrejas Católica Romana, Católica Ortodoxa, Armena, Ortodoxa Copta, Ortodoxa Siríaca e a Igreja Ortodoxa Etíope, constitui um dos locais mais sagrados da cristandade.
Rio Jordão – ISRAEL
O rio Jordão é um curso de água de grande importância religiosa que se situa em Israel, formando o talvegue do Vale do Jordão, a fronteira natural entre Israel e a Jordânia. Jordão significa aquele que desce ou também lugar onde se desce (bebedouro). O rio desagua no mar Morto.
O rio Jordão foi cenário para diversas histórias da narrativa bíblica. Segundo a narrativa bíblica, o povo de Israel atravessou o rio a seco segundo o Livro de Josué (cap.3)(vs.17), da Bíblia Hebraica. Também foi atravessado a seco pelos profetas Elias e Eliseu. Por intermédio de Eliseu, segundo a Bíblia Hebraica, houve dois milagres no Jordão: a cura de Naamã por ter mergulhado sete vezes no rio; e fez flutuar o ferro de um machado.(II Reis 5:14 II Reis 6:6). De acordo com os Evangelhos, João Batista desenvolveu a sua pregação nas proximidades do Jordão, onde Jesus foi batizado e não terá sido longe daí que decorreu o período das suas tentações. Atualmente o rio Jordão é uma das maiores fontes de água de Israel, Cisjordânia e Jordânia.
Nazaré – ISRAEL
Nazaré é a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel. Também funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local. No Novo Testamento a cidade é descrita como local de nascimento de Maria, mãe de Jesus e onde o mesmo passou sua infância e por este motivo é um centro de peregrinação cristã com muitos santuários celebrando as associações bíblicas. De acordo com o Novo Testamento, Nazaré era a terra natal de José e Maria, e o local da Anunciação, quando Maria foi informada pelo anjo Gabriel que teria Jesus como seu filho. Nazaré é também o local onde Jesus passou parte de sua vida, desde quando voltou do Egito em algum ponto de sua infância até os seus 30 anos. Em Nazaré esta a Basílica da Anunciação que é a maior do Oriente Médio. De tradição católica apostólica romana, ela assinala o lugar exato onde o arcanjo Gabriel anunciou o nascimento vindouro de Jesus à Virgem Maria (Lucas 1:26-31).
Muro das Lamentações
O Muro das Lamentações ou Muro Ocidental é o segundo local mais sagrado do judaísmo, atrás somente do Santo dos Santos, no monte do Templo.
Trata-se do único vestígio do antigo Templo de Herodes, erguido por Herodes o Grande no lugar do Templo de Jerusalém inicial. É a parte que restou de um muro de arrimo que servia de sustentação para uma das paredes do edifício principal e que em sí mesmo, não integrava o Templo que foi destruído pelo general Tito, que depois se tornaria imperador romano, no ano de 70. Os restos que hoje existem datam da época de Herodes o Grande, que mandou construir grandes muros de contenção em redor do monte Moriá, ampliando a pequena esplanada sobre a qual foram edificados o Primeiro e o Segundo Templo de Jerusalém, formando o que hoje se designa como a Esplanada das Mesquitas. Muitos fieis judeus visitam o Muro das Lamentações para orar e depositar seus desejos por escrito.
Monte Sião
Monte Sião é um monte em Jerusalém localizado bem ao lado da muralha da Cidade Antiga e historicamente associado ao Monte do Templo. O termo é frequentemente utilizado para designar a Terra de Israel.
Bem Aventuranças
O Monte das Bem-Aventuranças (ou Monte das Beatitudes), está situado entre as cidades de Tabgha e Cafarnaum. Segundo a tradição cristã, foi o local em que Jesus Cristo pregou aos seus seguidores o Sermão da Montanha e um dos locais escolhidos por Ele para transmitir os seus ensinamentos ao povo.
Atualmente o local abriga belos jardins e a pequena igreja construída em 1938. Este santuário fica numa posição mais elevada para possibilitar a vista panorâmica do lago. O formato da igreja é muito especial: octogonal, com uma cúpula escura, rodeada por um amplo pórtico, e o interior é simples. O destaque fica para os belos mosaicos no piso e no exterior que representam justiça, fortaleza, temperança, prudência, fé, esperança e caridade.
Mar Morto
O mar Morto é um lago de água salgada do Oriente Médio. O Mar Morto tem esse nome devido à quase ausência de vida em suas águas que decorre da grande concentração de sal naquele repositório, cerca de dez vezes superior à dos outros oceanos. Qualquer peixe que seja transportado pelo Rio Jordão morre imediatamente, assim que deságua neste lago de água salgada. A sua água é composta por vários tipos de sais, alguns dos quais só podem ser encontrados nesta região do mundo. Na média, os oceanos não têm mais do que 3 g por 100 ml de água, no Mar Morto essa taxa é de 30 a 35 g de sal por 100 ml de água, ou seja, dez vezes superior.
Mar da Galiléia
O mar da Galileia, também conhecido como mar de Tiberíades ou lago de Genesaré é um extenso lago de água doce localizado no Distrito Norte de Israel. O seu afluente principal é o rio Jordão, que vem do monte Hérmon e de Cesareia de Filipe, e que é também o seu efluente, seguindo depois para o mar Morto. Os evangelhos de Marcos (Marcos 1:14-20) e Mateus (Mateus 4:18-22) descrevem como Jesus recrutou quatro dos seus apóstolos nas margens do lago de Genesaré: o pescador Pedro e seu irmão André, e os irmãos João e Tiago. Um famoso episódio evangélico, o Sermão da Montanha, teve lugar numa colina com vista para o lago e muitos dos milagres de Jesus também aconteceram aqui: caminhada pela água, acalmar uma tempestade, alimentar cinco mil pessoas e muitos outros.
Jerusalém – Israel
Jerusalém localizada em um planalto nas montanhas da Judeia entre o Mediterrâneo e o mar Morto, é uma das cidades mais antigas do mundo. É considerada sagrada pelas três principais religiões abraâmicas — judaísmo, cristianismo e islamismo. Israelenses e palestinos reivindicam a cidade como sua capital, mas Israel mantém suas principais instituições governamentais em Jerusalém, enquanto o Estado da Palestina, em última instância, apenas a prevê como a sua futura sede política; nenhuma das reivindicações, no entanto, é amplamente reconhecida pela comunidade internacional.
Durante a sua longa história, Jerusalém foi destruída pelo menos duas vezes, sitiada 23 vezes, atacada 52 vezes e capturada e recapturada outras 44 vezes. A parte mais antiga da cidade foi estabelecida no IV milénio a.C. Em 1538, muralhas foram construídas em torno da cidade sob o regime de Solimão, o Magnífico. Atualmente aqueles muros definem a Cidade Antiga, que é dividida em quatro bairros — armênio, cristão, judeu e muçulmano — desde o início do século XIX. A Cidade Antiga se tornou um Patrimônio da Humanidade em 1981, está na lista de patrimônios em perigo. A Jerusalém moderna cresceu para muito além dos limites da Cidade Antiga.
Jericó – PALESTINA
Jericó é uma cidade palestina, situada na Cisjordânia, às margens do rio Jordão, encrustada na parte inferior da costa que conduz à serra de Judá, a uns 8 quilômetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto (a cerca de 270 m abaixo do nível do mar, a cidade de menor altitude do planeta Terra) e aproximadamente a 27 km de Jerusalém. É citada na bíblia Judaica e cristã como uma importante cidade no vale do Jordão, na costa ocidental do rio Jordão.
Descrita no Velho Testamento como a "Cidade das Palmeiras", abundantes campos ao redor de Jericó tem feito dela um sítio atrativo para habitação humana por milhares de anos. Ela é conhecida na Tradição judaico-cristã como o lugar do retorno dos israelitas da escravidão no Egito, liderados por Josué, o sucessor de Moisés.
É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10 000 anos.
Ein Karem – ISRAEL
Ein Kerem é um bairro em Jerusalém Ocidental, atual Israel. É o local onde João Batista nasceu e passava a sua infância. Um lugar importante deste bairro é a nascente de Maria que passou três meses com a sua prima Isabel e Zacarias.
Caná da Galiléia
A aldeia árabe de Kafr Kanna, na Baixa Galileia, é identificada na tradição cristã como Caná da Galileia. Segundo a tradição, este é o local onde Jesus realizou o milagre do vinho, quando Ele assistiu ao casamento de um casal pobre, e transformou água em vinho. O local mais importante da vila é a igreja católica, construída em 1879, no local tradicional do milagre do vinho. Ao lado desta igreja está a igreja greco-ortodoxa de São Jorge, construída em 1886, abrigando duas talhas de pedra que os seguidores greco-ortodoxos acreditam que sejam os jarros em que Jesus realizou o milagre do vinho. Inspirada pelo milagre do vinho, desenvolveu-se uma tradição de realizar casamentos neste local, bem como renovar os votos do casamento para fortalecer a união, e os visitantes costumam vir até aqui para comprar vinho. A rua das igrejas, no centro da aldeia, foi reformada, e um passeio foi construído para ligar os centros religiosos. Pequenas praças foram construídas ao longo do passeio com locais de descanso, e as fachadas e pátios dos edifícios receberam novos e atraentes acabamentos. A infraestrutura foi construída ao longo do passeio para instalações comerciais e hotéis, assim os visitantes poderão combinar o conforto do turismo moderno com a sua experiência religiosa.
Cafarnaum – ISRAEL
Cafarnaum é uma cidade bíblica que ficava na margem norte do Mar da Galileia, próxima de Betsaida (terra natal de Simão Pedro) e Corozaim. Muito perto passava a importante Via Maris (Estrada do Mar), que ligava o Egito à Síria e ao Líbano e que passava por Cesareia Marítima. Atribui-se a Jesus a realização de milagres em Cafarnaum (o servo do centurião, a sogra de Pedro, um exorcismo ao pôr-do-sol e outro na sinagoga, a cura de um paralítico e do filho de um oficial) e aí ensinou frequentemente (cf. João 6:24-71; Marcos 9:33-50). Na verdade, ficou conhecida como o seu quartel-general durante seu ministério na Galileia e foi chamada a sua cidade, pelo fato de aí ter fixado residência (Mateus 9:1; cf. Marcos 2:1). Em 29 de junho de 1990 foi dedicado o moderno Memorial de São Pedro, construído sobre as ruínas da casa e a basílica bizantina. É uma igreja octogonal suportada por grandes pilares que a separam do solo: isso permite aos peregrinos observar os vestígios arqueológicos tanto do exterior do templo, passando por baixo, como do interior, através de um óculo quadrangular aberto no centro da nave.
Belém – ISRAEL
Belém ("Casa do Pão") é uma cidade palestina localizada na parte central da Cisjordânia. É a capital da província de Belém, no Estado da Palestina e um centro de cultura e turismo no país. Localiza-se a cerca de 10 quilômetros ao sul de Jerusalém, a uma altitude de 765 metros acima do nível do mar. Belém é para os cristãos, o local onde nasceu Jesus de Nazaré. A cidade é habitada por uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo, embora seu tamanho tenha se reduzido nos últimos anos, devido à emigração. A cidade também é a terra natal do rei Davi, e o local onde ele foi coroado rei de Israel.
Basílica do Getsêmani
A Igreja de Todas as Nações também conhecida como Igreja ou Basílica da Agonia é uma igreja católica localizada no Monte das Oliveiras, em Jerusalém (atual Israel), próxima ao jardim de Getsêmani. Foi construída em torno de uma seção de solo rochoso onde Jesus orou antes de sua prisão (Marcos 14:32-42). A fachada da igreja está apoiada sobre um fileira de colunas coríntias inseridas sob um mosaico moderno, que retrata Jesus Cristo como mediador entre Deus e o homem, de autoria de Giulio Bargellini.
Monte das Oliveiras
O Monte das Oliveiras é um monte situado a leste da Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel, pertencente a uma cadeia de colinas com três picos, dispostos de norte a sul, dos quais o mais alto, at-Tur, se eleva a 818 metros.
Recebe seu nome pelas oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. O Monte das Oliveiras é sagrado para judeus, cristãos e muçulmanos, e muitas tradições estão associadas a ele. Segundo a Bíblia, por exemplo, Jesus teria transmitido ali alguns de seus ensinamentos.
Igreja de Sant’Ana
A Igreja de Santa Ana é uma igreja católica romana, localizada no início da Via Dolorosa, perto das igrejas da Flagelação e Condenação, no bairro muçulmano da Cidade Velha de Jerusalém. A atual igreja, erguida perto das ruínas de uma basílica bizantina, e sobre o local de uma gruta acreditada pelos cruzados como sendo o local de nascimento de Maria, e casa dos seus pais Ana e Joaquim, foi concluída em 1138 por Arda, a viúva de Balduíno I, o primeiro intitulado rei de Jerusalém. Atualmente Santa Ana pertence ao governo francês e é administrado pelos Padres Brancos, uma ordem da Igreja Católica chamado pela cor de suas vestes.
Assis
Assis é uma cidade (e comuna italiana) e sé episcopal no flanco ocidental do Monte Subasio, na região da Umbria, província de Perugia, com cerca de 24.443 habitantes. Faz fronteira com Bastia Umbra, Bettona, Cannara, Nocera Umbra, Perugia, Spello, Valfabbrica, Valtopina. É famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), que lá fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208, e de Santa Clara de Assis (Chiara d'Offreducci), fundadora da Ordem das Clarissas.